Quem trabalha com comunicação sabe que é esta uma das áreas mais afetadas das empresas quando a economia se desequilibra e há a necessidade de cortes (recursos, budget, pessoas etc). É um departamento, geralmente, pouco visto como crucial pelos gestores administrativos. Então, quando vem a crise, claro que pensam:  vamos cortar os terceirizados e diminuir os recursos do departamento de comunicação (que pode ser de marketing ou só de comunicação mesmo).

Sem entrar no mérito da questão referente o marketing e comunicação ter vital importância na gestão do negócio – que é assunto para outro post -, como profissional da área, aconselho justamente o contrário (e não é puxando sardinha para nosso lado! rs): quando a crise vier, invista em comunicação e marketing! Vou explicar: quando há a diminuição de poder aquisitivo do seu público-alvo e você vê seus clientes economizando, você precisa conquistar novos e diferentes públicos para manter seu capital; e aí é fundamental o papel estratégico da equipe de comunicação e marketing. Você também pode elaborar estratégias de comunicação para explicar aos seus atuais clientes porque seus serviços são importantes ou porque ser parceiro da sua marca é algo positivo para eles.

Com o investimento em pessoas, recursos e estratégias de comunicação e marketing, você pode não somente manter a sua receita, como aumentá-la! A crise está aí para ser aproveitada como uma oportunidade e esta é uma ótima forma de testar novos produtos e serviços, desbravar novos mercados e conquistar diferentes clientes para o seu negócio.

As estratégias são infindas: marketing digital, marketing de conteúdo, ações promocionais, lançamentos de novos produtos e serviços, relacionamento com formadores de opinião, eventos corporativos, reposicionamento e/ou reforço da sua marca. Enfim. Nós, os profissionais de comunicação e marketing oferecemos uma grande variedade de recursos e ideias para ajudar você a superar este momento de crise.

Focando, então, no meu core business (que como a maioria de vocês sabe, é a assessoria de imprensa), as relações com a mídia nesta época são uma forte aliada para o seu negócio. Aumentar a sua visibilidade e a presença da sua marca em veículos estratégicos, de forma espontânea, e nos quais seu público-alvo pode dialogar com sua empresa, é fundamental para manter você avançando nos negócios, mesmo em meio a períodos turbulentos na economia.

Então, fica a dica: na crise, aproveite a oportunidade, exerça o poder da sua marca de influenciar pessoas e invista no departamento de comunicação e marketing, bem como nos seus fornecedores do segmento! 🙂

Por Júnia Braga