“A reputação é como um fogo: uma vez aceso, conserva-se bem; mas se apaga, é difícil acendê-lo” (Plutarco)
A reputação é a forma como a organização é percebida por seus públicos e creditada ou não como digna de confiança. Gerada a partir de concepções funcionais e sociais, a reputação representa o prestígio da sua marca ao longo do tempo e sua capacidade de se manter sustentável, valiosa e segura. E isso vale para a reputação de pessoas físicas igualmente!
Se um executivo soubesse que uma reputação vale – literalmente – dinheiro, será que ele encararia o seu departamento ou a sua agência de Relações Públicas da mesma forma? Ou será que ele a gerenciaria com mais cuidado?
Alguns dados:
- O valor de mercado de uma empresa com boa reputação é 5.5% maior do que o de uma empresa com menos prestígio¹
- A reputação pode contribuir com até 7.5% no faturamento anual de uma organização²
- Cerca de 30% do valor de mercado das 100 empresas na Bolsa de Londres são lastreados pela reputação³
- 85% dos consumidores afirmam aceitar pagar mais por produtos vendidos por uma empresa que tem reputação superior 4
“São necessários vinte anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la” (Warren Buffett)
Naturalmente, quando algo ruim acontece, também se é necessário ativar o comitê de gestão de crise (pré-estabelecido nos KPIs de gestão de risco matricial), para que se recupere – ou até se aumente! – o capital reputacional que se detinha antes do BO.
Construindo uma boa reputação
Ok, então a gente já sabe que é importante saber sobre os processos de formação de opinião pública e a seriedade de se ter uma boa reputação. Também sabemos que uma crise pode consumir os créditos do capital reputacional de uma organização e que é preciso recuperá-los, e até aumentá-los.
Então, o que fazer?
Nas próximas semanas, vamos escrever alguns insights sobre como construir uma boa reputação. Espero que sejam conteúdos úteis e valiosos para você!
————————————-
¹ Segundo análise de 348 companhias brasileiras realizada pelo pesquisador Luciano Rossoni, fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais, do Rio de Janeiro.
4 Dados da consultoria Reputation Institute.
————————————-
E você? O que acha do tema? Gostaríamos muito de saber sua opinião. 🙂
————————————-
Para ler mais textos, é só acessar o blog da JB Press House aqui.