ImprensaMobilização popular pelas crianças em situação de rua

case-criancas-visao-mundial-01
case-criancas-visao-mundial-02
case-criancas-visao-mundial-03
case-criancas-visao-mundial-04
case-criancas-visao-mundial-05

A Pauta

Em dezembro de 2017, a organização Visão Mundial Brasil, que integra a parceria World Vision International, havia produzido o estudo “A Criança no centro: um retrato das infâncias na cidade de São Paulo”, que retrata a quantidade de crianças vivendo em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital paulista, abordando questões como insegurança alimentar, maus tratos, trabalho infantil, contato precoce com as drogas, dentre outros.

A ação

Para dar visibilidade e potencializar a divulgação da pesquisa, que a organização pretendia usar como ferramenta para lutar contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes previstos no ECA, articulamos primeiramente, junto à TV Globo, uma matéria exclusiva no Fantástico. Em seguida, convocamos uma coletiva de imprensa para o lançamento do estudo. O evento contou com a participação de veículos como Folha de S.Paulo, IstoÉ, além das principais emissoras de TV do país. 

O resultado

A divulgação do estudo resultou na publicação de mais de 80 notícias na imprensa, incluindo diversos telejornais como GloboNews, SBT, Cultura, Gazeta, RedeTV, além da TV Globo, que produziu reportagens para o SPTV 1ª e 2ª edição, Jornal Hoje, e uma matéria especial de seis minutos para o Fantástico. Como resultado, a Comissão da Criança e do Adolescente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) protocolou uma representação na Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), usando como base os dados trazidos no estudo da Visão Mundial, com o objetivo de abrir um inquérito civil e ação civil pública para cobrar das gestões municipal e estadual a implementação de programas e serviços voltados às crianças e adolescentes. Em abril de 2018, o MP-SP acatou a representação e passou a requisitar que a prefeitura apresentasse ações para reestruturar os serviços de atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua. 

Cliente:
Visão Mundial
Ano:
2017
Share