ImprensaPautando a agenda ambiental de uma nação

case-agenda-ambiental-wwf-brasil-01
case-agenda-ambiental-wwf-brasil-02
case-agenda-ambiental-wwf-brasil-03
case-agenda-ambiental-wwf-brasil-04
case-agenda-ambiental-wwf-brasil-05
case-agenda-ambiental-wwf-brasil-06
case-agenda-ambiental-wwf-brasil-07

A pauta

Março de 2019. A organização World Wide Fund for Nature (WWF) havia produzido um relatório mostrando que o Brasil era o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Segundo o estudo, 10 milhões de toneladas de plástico vazavam para os oceanos a cada ano e, se nada fosse feito, cerca de 104 milhões de toneladas iriam poluir os ecossistemas até 2030.

A ação

Uma forte mobilização da opinião pública era necessária para fazer com que as autoridades tomassem alguma medida. A pauta foi então trabalhada junto à imprensa nacional e também nos veículos de nicho, gerando um grande impacto com mais de 300 publicações em poucos dias, incluindo importantes veículos como TV Globo, TV Record, SBT, Band, GloboNews, UOL, Globo.com, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Valor Econômico, Veja, Exame, dentre outros.

O resultado

Cinco dias depois, o Governo Federal se pronunciou, anunciando a realização de uma campanha de combate à poluição dos mares. A ação coordenada incluiu um tweet do Presidente da República e a divulgação, minutos depois, de um release da Agência Nacional, que citava o estudo do WWF como justificativa para a ação. Como resultado, outras 160 notícias sobre a pauta foram publicadas pela imprensa, ampliando ainda mais a divulgação do relatório e a iniciativa da organização.

Cliente:
WWF-Brasil
Ano:
2019
Share